Gestão Democrática na Escola Pública –
Curso-Pedagogia
HILMA FERNANDA GABILAN
FRANCIANE NASCIMENTO DA SILVA
TABATA FERNANDA VIANA SANTANA
Resumo do Seminário: Gestão Democrática na Escola Pública – Uma alternativa Neoliberal. Conceito de Gestão e Democracia
2º Ano Diurno
2º Semestre
Paranaguá
2013
Conceito de democracia e gestão
Democracia trata-se de um regime de governo, onde a soberania é exercida pelo povo, na qual as decisões políticas estão nas mãos do povo, que elegem seus representantes através do voto. Uma das principais funções da democracia é assegurar os direitos humanos, como liberdade de voz, participação política, de crença, etc.
A instituição escolar que é um ambiente de formação humana deve conter um caráter democrático em suas práticas, de modo que promova no aluno o respeito às diferenças. Para que uma escola seja democrática ela deve oferecer participações igualitárias entre professores, alunos e funcionários. Devendo deixar a critério do aluno a escolha do que ele quer fazer com o seu tempo, de modo que desperte a autonomia e consequentemente a terem iniciativa de suas ações.
A democracia é vista a outros olhos como algo utópico, devido ao fato deste processo de democracia vigente nas escolas, não promoverem a emancipação do aluno, por mais que ela apresente uma postura democrática, suas práticas e mostram contraditórias, pois não respeitam a herança cultural do aluno.
Gestão trata-se da administração ou gerência de uma empresa ou instituição, tem como foco o crescimento e a organização. A gestão dentro da escola também não é diferente, ela visa o crescimento e a qualidade, porém não de mercadorias ou objetos, mas sim, de seres humanos. Entretanto a gestão escolar não deve ser centralizada, nem tampouco individualizada, centrando todo o poder nas mãos do diretor, por exemplo. Mas deve ser gestada em conjunto.
A conhecida gestão democrática é um dos princípios presentes na ideologia neoliberal, uma gestão