Gestão democratica
O Planejamento participativo - é um processo de tomada de decisões de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.
O Planejamento participativo também busca uma visão múltipla integrada e sustentável de desenvolvimento para concretizar as decisões, é necessário que as pessoas envolvidas se comprometam a atuar conforme as decisões tomadas.
O Planejamento também é um processo de comunicação, por meio da comunicação as pessoas se sentirão comprometidas com as decisões que se toma. todas as pessoas envolvidas têm ideais diferente sobre a situação desejada e como atingi-la, para chega-se a um acordo todos devem ter a oportunidade de expressar suas ideias, também é necessário informar as pessoas sobre os antecedentes do tema com o qual se lida e sobre os mecanismo que fazem que os problemas continuem dessa maneira, é possível procurar distintas alternativas pa resolver os problemas e apresentar a opções novas.
A Participação individual e coletiva, nas sociedades modernas em estados onde vigoram mecanismos de representação democrática é um fenômeno sobre o qual há poucos consensos teóricos numa sociedade de classe excludente e injusta a crescente participação autônoma da sociedade civil nos negócios do estado tende a tencionar progressivamente os mecanismo de dominação, publicizando espaços privados e alargando as agendas das politicas distributivas e social ou seja, o aprofundamento do processo participativo é condição prévia para a consolidação da democracia e efetivo combate a desigualdade econômicas e sociais.
Este trabalho aborda o papel das metodologias de planejamento participativo como instrumento de articulação e organização das novas arenas de participação, sobretudo a das politicas públicas nacionais.
Ao final são comentadas rapidamente três metodologias com potencial para instruir e dar materialidade aos processos