Gestão democrática
Esse tipo de gestão dentro de um ambiente escolar vai ter sempre a finalidade de melhorar e atingir um bom rendimento de seus alunos, além de propiciar uma educação de qualidade, com condições para que isso se torne possível.
A gestão democrática surgiu com a intenção de substituir o autoritarismo que existia nas instituições educacionais, fato que se tornava um problema para o avanço da educação, pois nem todos os gestores utilizavam esse poder para propiciar um bem para todos os envolvidos no processo educacional. Atualmente essa gestão é abordada pela LDB, e estabelece que todas as escolas públicas da educação básica devem administrar seus estabelecimentos de ensino por meio desse gerenciamento.
Art. 14º Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (LDB, 1996)
É importante que ao criar um projeto pedagógico, ele tenha em sua existência a realidade da comunidade escolar, que são os participantes do conselho, esses que possuem o poder de decisão. Essa resolução parte de um trabalho de equipe com questionamentos, reflexões e discussões sobre o que é melhor para aquela escola.
A gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais. Na gestão democrática pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da