alavancagem finaceira
A alavancagem financeira pode ser definida como uma forma que a empresa tem de angariar recursos financeiros para maximizar os seus lucros, utilizando-se de verbas de terceiros como, por exemplo, ações empresariais, debêntures e empréstimos. De maneira mais prática, pode-se dizer que a alavancagem é um meio de multiplicar as receitas através do endividamento.
A partir da aplicação da alavancagem financeira, a empresa consegue dinheiro para injetar no seu caixa, podendo aumentar a lucratividade sem a necessidade de fazer retiradas de outros setores, o que poderia comprometer as suas finanças e a execução das atividades.
Como se nota, este procedimento é vantajoso para os negócios com carências de caixa, mas deve ser executado com o máximo de cautela para não deixá-los extremamente endividado.
Simplificando, você poderá ter um nível de endividamento que seja possível “pagar” com o retorno que terá a partir da alavancagem financeira.
O que a alavancagem financeira faz por você?
A alavancagem financeira tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas, pois realmente resulta em benefícios eficientes e rápidos. Primeiramente, o uso da captação de verba de terceiros faz com que a empresa traga mais dinheiro para o seu caixa, criando um fluxo de caixa incrível, aumentando os seus rendimentos automaticamente, dispensando a necessidade de mexer nas finanças de outros setores.
Ao ter mais dinheiro em caixa, a empresa pode utilizá-lo para fazer novos investimentos e colocar projetos em prática, o que lhe possibilita variar o seu portfólio e aperfeiçoar a gestão e aplicação das suas verbas, conquistando benefícios que refletem no público interno e externo. Além disso, o uso da alavancagem financeira também é eficiente para atrair investidores e parceiros para a execução de planejamentos.
Quando fizer a alavancagem financeira é positivo?
Você deve ter consciência plena de que a alavancagem financeira é um método que traz benefícios