raio laser
História do Raio Laser:
Em1905, Albert Einsten com o auxílio do trabalho deMax Planck, descobriu que a luz é formada por pacotes discretos e bem determinados de energia denominados quanta de luz, mas são chamados de fótons. Em 1953, Charles Hard Townes, James P. Gordon e
Herbert J. Zeiger produziam o primeiro MASER, um dispositivo similar ao laser, que produz microondas, em vez de luz visível. O maser de Townes não tinha capacidade de emitir as ondas de forma continua.
Tipos de Raio Laser:
- Laser de CO2: O laser de CO2 é do tipo molecular. Para excitar as moléculas do gás, o dióxido é misturado com o nitrogênio e com hélio o qual aumenta sua condutividade térmica.
- Laser de Argônio e Criptônio: são dois lasers iônicos, que apresentam diferença apenas na emissão de frequências em que eles podem gerar.
É uma corrente de elevada densidade, pois é extremamente concentrada no interior do tubo. O laser de Argônio atua em duas frequências principais: azul e verde. O de criptônio trabalha em 4 frequências fundamentais: azul, verde, vermelho e amarelo. Além disso ambos podem atuar na faixa de ultravioleta, onde são utilizados para dar "partida" em lasers de corantes sintonizáveis.
- Laser a Vapor de Metal (cádmio e selênio): Esse laser é do tipo iônico. A transição entre os níveis ionizados do vapor de metal é utilizada para obter a emissão estimulada. O vapor é obtido a partir do pré-aquecimento do metal, e a esse vapor é acrescentado um gás metaestável, no caso o hélio, que serve de estímulo através das colisões, que fazem com que haja transferência de energia e o vapor passa a emitir o raio.
- Laser de YAG/Nd, Nd/vidro e rubi: Esses lasers utilizam cristais iônicos dopados ou bastões de vidro, que são bombardeados oticamente, através de uma ou mais lâmpadas tipo flash (de xenônio) ou com fontes contínuas de luz (lâmpadas de criptônio). Os elementos ativos do rubi são os íons de cromo, enquanto no de YAG/Nd é o