Hemodinamica
| Autor: Dayvison Dutra
Algarismo de reconstrução - Função matemática para realçar ou suprimir os dados coletados. Os aparelhos dispõem de váriosalgarismos, que podem ser selecionados com base na estrutura anatômica e qualidade da imagem desejada.
Anterior - Representado pela letra “A” nas imagens, indica a parte anterior do corpo; freqüentementeaparece nas reconstruções.
Área (Fov) – Campo de visão – É o diâmetro de apresentação das imagens adquiridas. (Quanto maior o seu tamanho, mais estruturas são visualizadas, porém em tamanho menor).Artefato – Representação na imagem que não se origina das estruturas do corpo do paciente. Os artefatos da TC são causados por movimento do paciente, meios de contraste, processamento da TC ou falte decalibração do equipamento.
Axial – É o plano habitual dos cortes tomográficos que divide o corpo em parte superior e inferior (plano transversal).
Bomba injetora – Equipamento que realiza a injeçãodo meio de contraste por via arterial ou venosa. Por meio de punção venosa é ligada por um cateter a uma seringa com contraste, que está conectada ao equipamento em que está planejada a velocidade,quantidade e delay para esta injeção.
Calibração – O processo é característico ao equipamento de TC. Pode mensurar o ar ou realizar testes apropriados com phantons. A calibração mensura as variações daintensidade do feixe e ou da resposta do detector para obter homogeneidade no campo de visão e números de TC (escala HU).
Coronal - É um plano utilizado nos cortes tomográficos para estudoscomplementares de algumas regiões, dividindo o corpo em anterior e posterior. Podemos ter reformatações de imagens axiais em coronais.
Delay – É o tempo de espera para iniciar aquisição de imagens após oinício de injeção do meio de contraste venoso.
Detectores – Existem dois tipos de detector: os de ionização a gás e os decintilação. O número de elementos do detector varia segundo o tipo e a marca