Hemodinamica
2- é a Técnica? Consiste na introdução de um cateter através de uma veia ou artéria por punção na prega inguinal, e quando não for possível, por uma veia ou artéria do braquial.o cateter alcança a circulação e o coração. Através do equipamento de Raio-X e monitor de TV,gravação de imagens em filmes ou CD-ROM, registram-se as imagens que são contrastadas com solução de contraste iodado.
2.1 Técnicas
O estudo hemodinâmico pode ser:
2.1.1Diagnostico
Caterismo cardíaco, coronografia. Para identificar uma lesão intracardíaca( lesão valvular,defeito congênito) ou uma obstrução de coronária.
2.1.2- Terapêutico – Valvuloplastia pulmonar ou mitral, desobstrução da válvula por cateter balão.
Angioplastia de coronária. Balão, implante de stent, aterectomias
O QUE É CATETERISMO CARDÍACO?
O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado com o objetivo de diagnosticar e/ou tratar inúmeras patologias cardíacas. Através deste é possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, presença de placas de gordura (estenose) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas, presença de patologias congênitas e avaliar as pressões e oximetrias que permitem o cálculo de diversos parâmetros hemodinâmicos.
O procedimento é realizado no laboratório de Hemodinâmica pelo médico Cardiologista Hemodinamicista o qual conta com equipe de enfermagem especializada para auxiliá-lo. O cateterismo cardíaco consiste na punção ou dissecção de uma veia e/ou artéria periférica onde se introduz um tubo fino e flexível chamado de cateter sendo que este é guiado até o coração para que se possa analisar e/ou tratar os problemas detectados. É considerado um procedimento de baixo risco.
QUE É ANGIOPLASTIA CORONÁRIA?
As artérias coronárias são os vasos responsáveis pelo fornecimento de sangue, oxigênio e