ete e eta
ETA - Estação de Tratamento de Água. Trata a água antes de ser enviada à população.
A diferença entre as duas encontra-se na qualidade final dependendo da finalidade de usos.
Ou seja, a água que sai da ETA, deve ser necessáriamente uma água que atenda a legislação sobre potabilidade, já que será utilizado para consumo humano. Já a água que sai da ETE, jamais será utilizada para consumo, será lançada em algum corpo d'água receptor após o tratamento, então ela deve atender os padrões de qualidade propostos pelo Decreto nº 8.468 de 1976.
MEDIDAS QUE PRESERVAM NASCENTES E MANANCIAIS
Conservação do Solo : Plantio em curva de nível: é uma técnica de conservação do solo e da água, excelente para o cultivo em morros e terrenos acidentados. Neste tipo de plantio, cada linha de plantas forma uma barreira diminuindo a velocidade da enxurrada. Evitar queimadas pois estas, causam sérios danos às florestas e outros tipos de vegetação deixando o solo descoberto e matando os microrganismos e a vida do solo.
Uso de Defensivos: O uso excessivo e descontrolado de defensivos agrícolas nas lavouras são grandes agentes de contaminação do solo e da água, principalmente do lençol freático. Por isso seu uso dever ser controlado e feito sob a orientação de um técnico responsável.
Deve-se construir locais apropriados para o descarte das embalagens, que jamais devem ser jogadas em rios e córregos ou junto ao lixo comum da fazenda.
Cercamento
de
Nascentes
Construção de cercas, fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d’água: evita a entrada dos animais e por conseguinte o pisoteio e compactação do solo. Manutenção do asseio,