ETA ETE
Nesta visita fomos ao SAE, o Sistema de Água e Esgotos de Jurerê Internacional. O sistema de tratamento de efluentes é responsável pela maior parte de jurerê, algumas casas ainda usam foças, já o sistema de abastecimento de água disponibiliza água tratada para todo o bairro.
A ETA tem capacidade de tratamento de 70 litros por segundo, e futuramente esta capacidade será de 115 litros por segundo. Atualmente, o sistema é composto de quatro reservatórios com volume total armazenado de 2 milhões e meio de litros. A distribuição de água é feita por um sistema eletronico e inteligente, para não gerar mudanças de pressão que pode gerar uma variação no abastecimento. O sistema conta tambem com um laboratorio proprio onde são realizadas analizes para consume humano. Quanto algumas especificaçoes do tratamento, a agua de jurere é considerada dura de acordo com a estação o gás carbônico contido nas gotas de chuva reage quimicamente com restos de conchas presentes no solo, formando bicarbonatos de cálcio e de magnésio. Entretanto a água esta nos padroes entre 150-300 ppm, enquanto o valor máximo permitido pela Portaria nº 2.914 de 14 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde é de 500,0 mg/L CaCO3.
A ETA disponibiliza relatorios anuais onde podemos ver alguns parametros como cor, turbidez, coliformes, ferro, manganês,etc.
O sistema de tratamento é do tipo convencional composto das seguintes etapas:
Torre de aeração - Auxilia na oxidação dos metais e matéria orgânica presentes na água;
Calha parshall – Local onde acontece a mistura rápida da água com o coagulante, e local onde é realizada a leitura da vazão de água a ser tratada. O coagulante possui a finalidade de aglutinar os componentes presentes na água, que precisam ser removidos, formando flocos;
Floculadores – São tanques compostos por misturadores mecânicos que realizam a mistura lenta do coagulante e do floculante com a água. Neste ponto é adicionado um floculante, responsável pelo aumento do volume