raio laser
CURSO DA SAÚDE
FISIOTERAPIA
PRÍNCIPIOS DO RAIO LASER E UTILIZAÇÃO PARA FINS
TERAPÊUTICOS
INTRODUÇÃO
O laser é um feixe de luz polarizada e devemos ter cuidado com o seu uso, podendo levar a cegueira ou queimaduras na pele se sua aplicação for incorreta, devendo ser manuseado por uma pessoa capacitada. Nem todos os laser têm aplicação terapêutica, existem vários tipos de laser, porém, o princípio básico para se produzir um feixe de laser é o mesmo para todos eles quer seja um laser cirúrgico, terapêutico ou diagnóstico. O objetivo deste estudo é fundamentar, através de uma análise bibliográfica e através de entrevistas, um plano para se conscientizar os profissionais de saúde e a população a respeito dos benefícios e malefícios da utilização do raio laser na medicina focando nos lasers terapêuticos.
METODOLOGIA
Este estudo foi construído através do levantamento de dados, encontrados na literatura já existente.
Foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio dos artigos dispostos nas bases de dados da Scielo, onde foram consultados artigos e de revisão sobre o tema raio laser efeitos terapêuticos, e ainda realizamos entrevista com a fisioterapeuta Regina Weisz CREFITO nº 3/139694-F onde foi realizado o questionário a respeito da utilização do laser em seus tratamentos.
R
. ESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi possível perceber que sete em cada dez fisioterapeutas utilizam o raio laser em algum tipo de tratamento por ser o mais indicado principalmente em tratamentos antiedematosos,antiinflamatório,analgésico,bioestimulativo,cicatrizante e normalizador circulatório.sendo utilizados os seguintes laser HeNe (hélio-neon),AlGalnP (aluminio-gálio-indiofósforo),AsGa (arsenêto de gálio).
CONCLUSÕES
Pode-se concluir com este estudo que laser terapêutico, tem efeito benéfico e recuperação rápida sem a necessidade de perfuração em áreas que se deseja estimular, e de acordo com tudo que foi estudo