Estudante
Dados de identificação
Localização:
Esta ponte é denominada pelos brasileiros por "Ponte da Amizade". Os paraguaios, entretanto, preferiram na época - antes da deposição do ditador - a denominação própria de "Puente Presidente Stroessner". Está situada na BR-277 (antiga BR-35) sobre o Rio Paraná. Na margem esquerda está a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e na direita a famosa cidade paraguaia de livre comércio, sem impostos, Ciudad de Leste (antigo Puerto Stroessner). A escolha do local da travessia foi resolvida após exaustivos exames dos estudos hidrológicos do regime do Rio Paraná durante um período de 20 anos. Além disso foram feitos levantamentos que abrangeram uma faixa de 140m de largura e constituíram um trabalho bastante penoso na época.
Projetista:
O projeto é de autoria do Eng. paulista José Rodrigues Leite de Almeida, formado na Escola Politécnica de São Paulo.
Construtora principal:
A construção foi ganha em concorrência pública pelo consórcio de duas firmas: Construtora Rabello S.A. (a firma que construiu quase na mesma época o Palácio da Alvorada, em Brasília) e a Sotege-Sociedade de Terraplanagem e Grandes Estruturas Ltda.
Ano do projeto:
O tratado de construção da ponte foi assinado em 29 de maio de 1956, pelos governos do Brasil e do Paraguai. No dia 14 de novembro de 1956 foi criada a comissão encarregada do projeto e execução da obra.
Ano de início/término da construção:
A construção da Ponte da Amizade teve início em 1957. Inaugurada em 27 de março de 1965 pelos presidentes Castelo Branco, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai, a Ponte da Amizade foi fator decisivo de atração de investimentos e negócios entre os dois países, como por exemplo, para o surgimento de um fortíssimo comércio exportador de Foz do Iguaçu. E para o Paraguai teve a importância que significou simplesmente o nascimento da cidade de Puerto Stroessner, hoje Ciudad del Este, o segundo maior centro urbano daquele país.