Arábia pré-islâmica
Localização da Arábia pré-islâmica.
A Arábia é uma vasta região, com aproximadamente 2.730.000 Km² de extensão, porém, a maior parte deste vasto território são desertos inabitáveis. A Arábia está localizada entre o mar Vermelho e o Golfo Persico.
Tratando sobre os aspectos da terra da Arábia, basta enfatizar que a sua terra era inapropriada para praticas agrícolas, o que fez com que a sua população se dedicasse ao pastoreio.
Antes de Maomé os povos islâmicos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. O principal deus idolatrado por eles era Alá, sendo simbolizado pela “pedra negra”, que, segundo eles tinha sido enviada dos céus. Essa tal “pedra negra” estava situada em Meca, o que favorecia a importância da cidade, já que durante o ano, milhares de peregrinos se deslocavam até Meca, o que favorecia o comercio.
Em se tratando de importância mundial, a civilização árabe foi importantíssima, pois difundiu uma nova religião, o islamismo, em uma velocidade imensurável. A introdução desta nova religião no mundo ocidental provocou mudanças políticas, sociais e econômicas na Europa cristã.
Os árabes destacaram-se no mundo em diversos aspectos, como na literatura, em que se inspiraram nos persas e em Omar Khayymam; na filosofia, Averróis, traduziu, interpretou e divulgou obras de Aristóteles; nas ciências eram conhecidos pela sua medicina, física, astronomia. Também foram responsáveis pela pratica de cultivo do arroz, laranjas, cana-de açúcar. A Arábia antes de Maome não era um estado unido politicamente, o que só aconteceu após a morte do tal.
Referências:
- Da imagem: