Gestão Democrática
Apresentação Entendendo gestão democrática como a participação e colaboração consistem do coletivo escolar pretendemos analisar como ocorre a gestão democrática dentro do ambiente escolar, da Escola Artur Figueredo, buscando reconhecer as formas de relações estabelecidas no espaço escolar sob o ponto de vista de uma gestão democrática, e quais os aspectos significativos necessários para que haja a interação da comunidade escolar e local e nessa perspectiva iremos verificar a presença e a atuação das pessoas envolvidas, uma vez que gestão democrática constitui um dever para todos os educadores em atuação nas escolas e nos sistemas de ensino, e cabe ao gestor envolver todos os segmentos interessados na construção de propostas coletiva de educação, incluindo os processos de planejamentos, a tomadas de decisões referentes à escola, no intuito de contribuir para as mudanças que promovam uma educação de qualidade. Uma, das características da gestão democrática é envolver de forma participativa os diversos segmentos que compõe a escola: dos diretores aos vigilantes, incluindo professores, técnicos, funcionários, pais e alunos. E assim cabe ao gestor promover essa interação.
Objetivo Geral
• Desenvolver a capacidade de identificar e propor medidas para construir a convivência democrática por meio de parcerias e com o apoio da legislação e do regimento escolar.
Objetivos Específicos
• Reconhecer que a gestão democrática implica em compartilhar o poder entre todos os segmentos das comunidades escolar e local.
• Desenvolver propostas para a interação e participação das famílias na escola.
• Mostrar algumas características de uma gestão democrática desenvolvida no ambiente escolar.
Justificativa
A proposta para a criação da “Democracia na escola” é um projeto que envolve diretamente o trabalho do gestor na escola, e mais do que isso é observar de que forma ocorre a gestão democrática dentro