analise
Objetivo: Utilizar o processo de extração com solventes e observar os diversos pigmentos fotossintetizantes.
1. Materiais utilizados:
- Material biológico: Dradena versicolor (dracena)
- Vidraria : béquer (50 mL)
- Drogas: álcool etílico 90%
- Almofariz
- Tira de papel filtro
- Tesoura.
2. Procedimentos:
1- Foram colocadas 3 folhas de Dradena versicolor, picotadas em um almofariz e foi adicionado aproximadamente 10 mL de álcool etílico 90%, deixando o mais homogêneo possível.
2- Em um béquer de vidro de 50 mL foi despejado apenas o líquido homogêneo, para retirar um pouco do material vegetal, sem filtrar.
3- Foi feito o corte de uma tira de papel filtro de aproximadamente 20x4 cm, em seguida adicionado no béquer de vidro a tira de papel filtro no líquido com a base reta, deixando por 1h.
4- Após 1h foi feito a identificação das faixas contendo os pigmentos em relação a coloração de cada faixa formada.
(10 ml de álcool etílico 90% sendo despejado) (Deixando o líquido homogêneo)
(Papel filtro no líquido homogêneo)
(Faixa contendo os pigmentos)
3. Verificação de aproveitamento:
1- Sim, a diferença observada é que nesse experimento de separação de pigmentos com o material biológico Dradena versicolor (dracena), encontramos além da clorofila a e b e os carotenóides, houve a formação das xantofilas duas principais divisões do grupo carotenóide.
No experimento anterior realizado com o espinafre observamos então que a cromatografia de papel se dá pela estrutura molecular ou peso molecular, onde o solvente é capaz de dissolver tanto substâncias apolares quanto polar. A clorofila a e b são então mais polar em função da estrutura que possuem: um anel de porfirina e um hidrocarboneto de 20 carbonos chamado fitol, sendo mais pesadas localizada a baixo dos carotenóides