Gestão de qualidade
A gestão de uma organização seja de manufatura ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, do governo, social ou de família trata de duas coisas: as transações e os relacionamentos.
A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos.
Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria contínua. A Gestão pela Qualidade Total consiste na criação de estratégia organizacional onde os processos são totalmente compreendidos e corretamente realizados. Sua criação se deu entre as décadas 1950 e 1980. E baseado nos trabalhos desenvolvidos pelos autores Crosby,Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran.
De outro modo, a Gestão pela Qualidade Total não se revela apenas como uma série de atividades, processos e realizações. Tem como base uma política inabalável que exige o cumprimento de acordos com os requisitos claros para os processos, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas transações, de acordo com o pensamento da melhoria contínua.
Essa ideia de Qualidade foi em um primeiro momento associado à definição de estar de acordo com as especificações. Mas adiante o pensamento evoluiu para a visão de Satisfação do cliente.
Claro que a satisfação do cliente não é consequência apenas do grau de conformidade com os requisitos técnicos, há também o peso de fatores como pontualidade e cumprimento de prazos de entrega, requisitos de pagamento, atendimento antes e após a venda e