gestão de qualidade
Ferramentas da Qualidade
Introdução
O objetivo deste tutorial é mostrar um breve resumo sobre as Sete
Ferramentas do Controle da Qualidade que foram organizadas por Kaoru
Ishikawa. Estas ferramentas são de muita utilidade para a solução de problemas e podem ser utilizadas em conjunto ou mesmo separadamente.
É comum, por exemplo, a utilização do gráfico de pareto e do diagrama de causa e efeito em conjunto. Outras associações de ferramentas estão sempre presentes no controle da qualidade.
Ao término do tutorial, será incluída uma oitava ferramenta – Estratificação que embora não fizesse parte das sete ferramentas originais de Ishikawa, tem sido muito utilizada no Controle da Qualidade e portanto, vale a pena a sua descrição.
As Sete Ferramentas da Qualidade são:
•
Gráfico de Pareto
•
Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)
•
Histograma
•
Folha de Verificação
•
Gráfico de Dispersão
•
Fluxograma
•
Carta de Controle
Vamos, então, fazer uma pequena descrição de cada uma delas.
****
Gráfico de Pareto
O gráfico de pareto é um gráfico de barras que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. A informação assim disposta também permite o estabelecimento de metas numéricas viáveis de serem alcançadas.
A figura abaixo é um exemplo de aplicação do Gráfico de Pareto, relacionado a problemas em cobrança. O gráfico demonstra quantos casos
são referentes a cada um dos problemas listados no eixo horizontal – notas fiscais atrasadas, cobrança indevida, problemas no setor, nota fiscal errada, recebimento errado no caixa e outros.
Conforme podemos observar, para diminuirmos os problemas em cobrança, será adequado iniciar tratando o atraso das notas fiscais, uma vez que se têm muitos mais casos de notas fiscais atrasadas que recebimento errado no caixa, por exemplo. Percebe-se então, que o Gráfico de Pareto é particularmente útil na priorização de temas.