Gestão de qualidade
O que é Just in time?
Just in time é um processo de produção originado na montadora de carros japonesa Toyota. No Japão as montadoras passavam por um problema: em um país pequeno, mantiam um estoque grande com custos elevados. O sistema Just in time permitiu que eles eliminassem ou reduzissem em o custo de manter um estoque (espaço, tempo e transporte).
O sistema Just in time rege a produção a partir da procura/demanda, produzindo somente o necessário, na quantidade e na hora necessária para a próxima fase da produção. O conceito é simples: produzir e entregar os produtos ao mesmo tempo de serem vendidos.
O Just in time não é aplicado depois que o produto está pronto, mas sim durante os processos de produção, portanto a gestão da produção permite que os processos de produção sejam analisados com mais cuidado, possibilitando assim a otimização dos mesmos, diminuindo o tempo utilizado para produzir, permite a eliminação de erros e desperdícios, aumentando a qualidade dos processos de produção e permitindo uma maior capacidade para adaptação á novas condições (velocidade, qualidade e preço).
Para a movimentação dos materiais necessários implementaram um sistema chamado Kanban. Este nome é dado aos "cartões" utilizados para autorizar a produção e a movimentação de materiais, ao longo do processo produtivo
Objetivos
O Just in time consiste na entrega de produtos e serviços na hora certa para uso imediato, tendo como objetivo principal a busca continua pela melhoria dos processos produtivos desenvolvida pela redução dos estoques.
No JIT, são desenvolvidas políticas, procedimentos e atitudes para se tornar um fabricante responsável e competitivo, para que isso aconteça da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas como: projetar a otimização dos processos, interagirem bem com os clientes, obter relações de confiança com fornecedores e clientes e adotar o compromisso da melhoria contínua.
Para a implementação do