Guerras Mundial
Sendo assim, a coesão é importante na formação de textos, não só do ponto estético, mas também no auxilio no repasse das idéias contidas no mesmo. Logo, para ter um bom texto não basta apenas der uma boa idéia, mas também saber empregar bem as palavras para um bom sentido de entendimento do texto todo.
Para obter um bom aproveitamento da coesão é importante saber que existem palavras responsáveis por fazer estas ligações em todo o texto. Estas palavras são conhecidas como: elementos ou conectores da coesão.
Cada elemento da coesão é empregado em situações diferentes e, por isso, é necessário ficas atento no seu uso. Vejam alguns deles:
1- Emprego adequado de tempos e modos verbais:
Ex: Embora não estivessem gostando muito, eles participavam da festa.
2- Emprego adequado de pronomes, conjunções, preposições, artigos:
Ex: O papa João Paulo II visitou o México. Na capital mexicana sua Santidade beijou o chão. As pessoas tinham a certeza de que o papa lhes guardava respeito e as amava.
3- Emprego adequado de construções por coordenação e subordinação:
Ex: “Amanhece. Poucos barulhos se ouvem. Logo mais a cidade vai ferver. Um carro aqui. Um ônibus. Duas motos. Alguém buzina duas vezes, depois três vezes, mais uma buzina insistente. A mocinha de uniforme grita pela janela que já vai. O pai na direção (deve ser um pai, porque está impaciente, de terno e gravata) tamborila os dedos na direção do carro, que não é carro do ano, logo se vê pelo ar meio baça da lataria...”
(Note que o texto foi inicialmente construído por um encadeado de orações coordenadas e depois, lentamente, foram sendo introduzidas as subordinadas.
4- Emprego adequado do discurso direto, indireto e