lactobacilos
Acadêmicos: Anna Beatriz Borgato ,Izabela Lanza,Leticia Souza,Tainara Mello e Vitória Donato
Profª Drª: Cristina Tostes Filgueiras
DOURADOS – MS
ABRIL⁄2014
Introdução
Quando falamos em bactérias já pensamos em causadores em doenças, mas pelo ao contrario que imaginamos, cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de microrganismos vivendo nele para funcionar corretamente.
São os lactobacilos, bactéria normalmente encontrada no intestino que proporciona proteção contra o crescimento de fungos e bactérias que podem fazer mal à saúde. São bastante utilizadas para tratamento de diarreia causada por antibióticos, constipações (prisão de ventre) e dos sintomas da intolerância à lactose. Eles tendem a melhorar e regular todo o funcionamento da flora intestinal, além de combater as substancias toxicas e capazes até de prevenir determinados tipos de câncer no estômago e no intestino, fortalecendo o sistema imunológico.
Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Como se não bastasse, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais e também sintetizam parte das vitaminas do complexo B de que necessitamos.
O stress, doenças intestinais, alcoolismos, uso indevido de antibióticos e outros fatores podem acarretar a morte desse microrganismos benéficos, por isso que fazemos o uso de produtos que estimulam a produção de células de defesa. Podem ser encontrados em leites fermentados e produtos como queijos frescos, iogurtes e coalhadas.
O leite fermentado é um alimento obtido através da fermentação láctea, sendo o leite pasteurizado ou esterilizado por fermentos próprios . Na sua produção,