ERGONOMIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA RULA E OWAS
Aracaju - Sergipe
2014.1
INTRODUÇÃO ( Método RULA)
Análise Rápida dos Membros Superiores (RULA) foi desenvolvido por Lynn
McAtamney e Nigel Corlett (1993) na Universidade de Nottingham e é um método ergonómico que investiga a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco associados ao membro superior tais como postura, contração muscular estática, repetição, força e alcance.
RULA é uma ferramenta de seleção que avalia o corpo biomecânico e postural e foi criado para detectar posturas de trabalho ou fatores de risco que mereça m uma atenção especial. Através do método RULA são identificados distúrbios dos membros superiores relativos ao trabalho.
Este método tem como grande vantagem permitir fazer uma avaliação inicial rápida de um grande número de trabalhadores. É um método similar ao OWAS, que tem um grande nível de fiabilidade e determina 4 níveis de ação de acordo com valores (pontos) que são obtidos a partir da avaliação de cada fator de exposição (braço, antebraço, pulso, pescoço, tronco, pernas). A sua aplicação resulta de um risco descrito por pontos variando entre 1 e 7. As pontuações mais altas significam um nível de risco mais elevado.
Foi inicialmente desenvolvido para o uso em investigações ergonômicas de locais de trabalho, onde foram reportadas doenças dos membros superiores ligadas ao trabalho. Este método não requer equipamento especial e oferece uma rápida análise das posturas de pescoço, tronco e membros superiores junto com a função muscular e a carga externa recebida pelo corpo segundo
(MCATAMNEY e CORLETT, 1993). Também criado para investigar a exposição de trabalhadores aos fatores de risco associados às doenças dos membros superiores ligadas ao trabalho. O método usa diagramas das posturas do corpo e três escores que permitem a avaliação da exposição aos fatores de risco e foi desenvolvido para:
a)