O Nome da Rosa
O jovem noviço Adso de Melk.
2 – Aonde (tempo/espaço) se desenvolve a trama do filme?
O enredo se passa no início do século XIV (Idade Média), dentro de uma abadia medieval européia (mosteiro).
3 – Qual a finalidade do encontro entre Franciscanos e Beneditinos?
Diferenciá-los como religião, mostrar os dois lados que existe. Para explicar os crimes é criada, pelo abade do mosteiro, uma comissão, que será presidida por um representante do papa na convenção e, simultaneamente, inquisidor. Porém, um monge franciscano, william de baskersville, procura, igualmente, uma explicação para tais ocorrências. A importância filosófica do filme está precisamente no confronto entre os dois modos de procurar a verdade que reflectem dois tipos de concepção acerca do conhecimento, da verdade, do estatuto do conhecimento cientifico e dos processos através os quais se constrói o conhecimento verdadeiro.
4 – Qual a causa da morte de Irmão Adelmo?
Primeira vítima da narração, da luxúria da carne, fora seduzido por Berengário, o ajudante-bibliotecário, que, para impressioná-lo, faz a revelação de que resultariam todas as outras mortes. Sua morte, contudo, é, de certa forma, desvinculada das outras. O miniaturista, que fazia da subversão da ordem natural um adorno para os livros, criando outra realidade verossímil, confessa sua luxúria, da qual o livro participa como artífice de sedução, a Jorge, que o impressiona com discursos sobre o Anticristo, e o induz ao suicídio (talvez fosse mais próprio dizer que o faz sentir remorsos, por causa dos quais o fato sucede), para redimir-se de sua própria culpa. Jogando-se da muralha do mosteiro ao abismo.
5 – Quais fundamentos guiam a investigação de William de Baskerville? Cite exemplos.
O romance teve todo um enigma, Baskerville não acreditava que as mortes eram um mero acaso. Ele descobria ao longo do enredo que as vítimas não eram suicidas. Um livro proibido estava por traz dos assassinatos.