Em nome da rosa
“A noção de Governo na Alta Idade Média”
OBJETIVOS
• Compreender que as sociedades são produtos das ações de diferentes sujeitos sociais, sendo construídas e transformadas em razão da intervenção de diferentes fatores.
• Compreender que as instituições sociais, políticas e econômicas são historicamente construídas/ reconstruídas por diferentes sujeitos sociais, em processos influenciados por fatores variados e a partir de diferentes projetos sociais.
[pic]
Fonte: http://cafehistoria.ning.com/group/onomedarosa?xg_source=activity – em 27/09/2011
Filme: O NOME DA ROSA (The Name of the Rose, ALE/FRA/ITA 1986)
Elenco: Sean Conery, F. Murray Abraham, Cristian Slater.
Direção: Jean-Jacques Annaud
Sinopse do filme
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado numa fortaleza, na Itália durante a baixa idade média. As vítimas aparecem sempre com um traço em comum, os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca escondida dentro de uma espécie de labirinto, onde só uns poucos monges escolhidos, tem acesso às publicações sacras e profanas. A intenção é ocultar o conhecimento até da maioria dos monges, com a finalidade de manter o poderio da igreja católia sobre todo o povo. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, após um exaustivo trabalho, irá descobrir o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição. Em 1327 Willian de Baskerville, um monge franciscano e Adson Von Melk, um noviço que o acompanha, chegam ao remoto mosteiro no norte da Itália. Willian de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a igreja deve doar parte de suas riquezas, mas sua atenção é desviada por vários assassinatos que ocorreram recentemente no mosteiro. Willian de Baskerville começa a investigar os casos, o problema se mostra bastante complexo. Além disso, os mais religiosos acreditam que é obra do Demônio. Willian de