Lactobacilos
Probióticos (“para a vida”) são bactérias que vivem nos intestinos, consideradas benéficas para a saúde. Existem mais de 400 espécies, sendo as mais importantes os Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum.
No comércio existem inúmeros suplementos que contem estas bactérias principalmente na forma de alimentos fermentados com destaque para o yogurt, queijos, leite fermentado, etc
O premio Nobel de medicina Metchnikoff, no início do século passado, considerava o yogurt o elixir da longa vida, pois ao combater as toxinas das bactérias intestinais permitiria maior longevidade. O yogurt, rico em lactobacilos, eliminaria as bactérias tóxicas ao organismo. Estas idéias foram ridicularizadas por muitos anos, até que recentemente evidências científicas demonstraram a importância dos lactobacilos e dos alimentos fermentados para a saúde.
A flora intestinal tem importante papel na saúde, estando envolvida com a nutrição, a imunidade e alergias, o colesterol e seu metabolismo, o câncer, as toxinas e o processo de envelhecimento. O uso de L. acidophilus e B. bifidum está relacionado com a boa saúde.
Os probióticos promovem o equilíbrio da flora intestinal após o uso de antibióticos, nas infecções vaginais e do trato urinário e na prevenção do câncer. São utilizados também em alergias, problemas de pele e nas diarréias.
Os probióticos combatem vários tipos de bactérias e fungos: Candida albicans, Clostridium perfringens, E. coli, Klebsiella pneumoniae, L. leichmannii, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella typhosa, Shigella dysenteriae, Serratia marcescens, Serratia marcescens, Serratia marcescens, Vibrio comma.
O uso de probióticos como terapia após o uso de antibióticos previne diarréias, crescimento anormal de fungos (candidíase) e crescimento de bactérias Gram negativas resistentes a antibióticos evitando a superinfecção.
Apesar de muito discutido, o uso de probióticos durante o tratamento com antibiótico é