Lei de hooke
Neste experimento, verificamos a deformação de uma mola com quatro pesos de 50g cada, utilizamos um medidor em cm, verificou-se a deformação da mola cada vez que se adicionava uma nova massa.
INTRODUÇÃO
O experimento de mola/massa é uma comprovação da lei de Hooke(), o mesmo é muito , para isso foi utilizado uma régua milimétrica, um mola, um suporte para massa, quatro massas(50g cada).
DESENVOLVIMENTO TÉORICO
A Lei de Hooke está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo é bastante utilizada para testar a resistência de materiais. Leva em consideração uma mola que possui uma constante elástica k. Esta constante tem certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou alongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.
DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais Utilizados
Para o experimento mola/massa foram utilizados os seguintes recursos:
1 - Uma régua milimétrica
2 - Uma mola
3 - Um suporte para massas
4 - Quatros massas com 50g cada
(Régua milimétrica, massas, imagem por Ana Paula)
(Mola, imagem por Ana Paula)
Descrição do experimento
Nesse experimento foi utilizada uma régua milimétrica com uma mola enganchada e na ponta da mola foi colocado um suporte para massas. Primeiramente foi medido a deformação da mola sem massa, apenas com o suporte, depois foi colocado uma massa por vez e novamente medido a deformação da mola, percebeu-se que a medida que adicionava mais massa, maior era a deformação da mola.
Resultados
Valore obtidos através de medição:
Massa= 50g, X0= 185 cm, X1= 215 cm, X2= 235 cm, X3= 265 cm, X4= 285 cm
Cálculos:
P= Força peso (N)
X1= Deformação Inicial (sem massas)
Xf = Deformação por adição de massas
Δf = Deformação Final
Gráfico de deformação
Cálculos para cada retângulo que se forma no gráfico,