Gestão de qualidade
1. ÍNDICE
1.
Índice
pág. 3
2.
Introdução
pág. 4
3.
Definição do perfil do gestor da qualidade
pág. 4
4.
Introdução à qualidade
pág. 6
5.
Responsabilidades e ligações funcionais
pág. 10
6.
Definições de Qualidade
pág. 12
7.
Funções do Sistema de Qualidade
pág. 13
8.
Medida de Qualidade
pág. 25
9.
Implementação de um sistema de gestão da qualidade (ISO 9001:2000)
pág. 29
10.
Qualidade na confecção
pág. 30
11.
Conclusão
pág. 36
12.
Bibliografia Consultada e Recomendada pág. 36
2. INTRODUÇÃO
A gestão da qualidade tem vindo a revelar-se cada vez mais como uma fonte de vantagem competitiva para as organizações que por ela optam.
Os clientes exigem produtos com características que satisfaçam as suas necessidades e expectativas, que por sua vez são traduzidas em especificações de produtos e são referidas genericamente como requisitos do cliente.
Devido à mudança das necessidades e expectativas dos clientes, às pressões do mercado e aos avanços da tecnologia, as organizações são levadas a aperfeiçoar continuamente os seus produtos e processos.
Um sistema de gestão da qualidade motiva as organizações a analisar os requisitos dos clientes e a definir os processos que contribuem para a realização de um produto aceitável pelo cliente, e a manter estes processos sob controlo. Um sistema de gestão da qualidade permite criar o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a aumentar a probabilidade de conseguir a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
Os objectivos principais a atingir serão a prevenção e detecção de não conformes, valorização do trabalho em equipa, trabalhar num âmbito de melhoria contínua e identificar os custos da não-qualidade inerentes ao processo produtivo bem como respectivas medidas de qualidade.
3. DEFINIÇÃO DO