professor
Conto 1
A almofada de penas – Horacio Quiroga
Este conto lançado em 1917 faz parte do livro 'cuentos de amor, locura de muerte' e narra a triste hisória de um jovem casal que acabara de contrair o matrimônio.
Ambos são muito apaixonados um pelo outro, porém, possuem também temperamentos muito diferente. Ela angelical, ele duro.
O temperamento do marido e o ambiente da casa onde moravam – silencioso, desagradável, gerando uma sensação de frio e um clima de abandono – fizeram Alicia - a esposa - se deprimir.
A tristeza fez com que adoecesse até não poder mais levantar-se da cama. O médico não sabia dizer o que se passava com a paciente que sofria e uma anemia agudíssima e inexplicável, fazendo-a piorar a cada dia até delirar e morrer sem que a verdadeira causa da doença fosse descobera.
A causa da doença e da morte só foi descoberta quando a empregada foi trocar as roupas de cama e notou gotas de sangue na almofada de penas, sobre a qual Alícia dormira até sua morte.
Dentro da almofada havia um animal monstruoso – parasita de aves - que sugara todo o sangue de Alícia enquanto ela, doente, dormia.
Conto 2
A galinha degolada – Horacio Quiroga
O conto narra a história que um jovem casal que por motivos inexplicáveis tiveram quatro filhos que nasciam saudáveis, porém, pouco depois eram acometidos por convulsões que os os deixavam débeis. Assim ocorreu com cada um dos quatro filhos do casal que inicialmente se desesperou e depois passou a se acusar mutuamente pela situação dos filhos, brigando e se reconciliando diversas vezes.
A chegada da quinta filha do casal, que permanecia saudável fez com que os pai se esquecessem dos filhos mais vehos e doentes, deixando-os sob os cudados violêntos da empregada. Os filhos mais velhos passavam os dias sentados num banco no patio da casa, sem atenção, enquanto a irmã mais nova era mimada pelos pais.
Um dia enram na cozinha e presenciaram a empregada degolando uma galinha, que seria