Como tratar coleções de fotografias
Patrícia de Filippi
Solange Ferraz de Lima
Vânia Carneiro de Carvalho
A obra “Como tratar coleções de fotografias” conta com a participação das autoras Patrícia Filippi, Solange Ferraz de Lima e Vânia de Carvalho, essa produção tem como principal objetivo fornecer ensinamentos básicos sobre o cuidado devido ao manuseio das fotografias. Compreendem a necessidade do conhecimento sobre a composição da fotografia para que possam ser devidamente conservadas e organizadas. O projeto é destinado para aprimorar os conhecimentos dos profissionais, desenvolvendo várias oficinas para expor pesquisas e para a divulgação do projeto.
Se por um lado temos a fotografia como janela para o passado, fornecendo dados que os documentos textuais não registram, por outro, a compreensão da fotografia como uma forma de representação abriu inúmeras possibilidades de análise de problemas históricos associados à construção da imagem. Essas novas abordagens valorizam a fotografia e dão ênfase à forma como esses temas são constituídos.
Mais do que nunca, hoje, tornou-se fundamental a definição de padrões de qualidade na organização e conservação de fotografias em acervos institucionais e na produção de instrumentos de pesquisa.
Com a ampliação contínua do universo documental fotográfico, presenciamos, hoje, a inserção dos processos fotográficos digitais e novas tecnologias da imagem que, em pouco tempo, estarão sendo guardadas como documentos históricos ou sendo utilizados para a guarda dos próprios documentos. É necessário, também, compreender a dinâmica dos materiais fotográficos e acompanhar a evolução dos novos procedimentos aos longo da história.
As atividades de conservação e organização se articulam a um conjunto maior de ações, onde entra a curadoria. Faz parte da curadoria as atividades da natureza conceitual, metodológica e prática que permitem a exploração científica/pedagógica e/ou cultural do acervo de uma instituição. Para que as