o ensaio sobre a cegueira
Para criar estilo, os figurinistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk , de um skatista e de um pop star, nas passarelas do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós.
A carreira em Moda
O bacharel em Moda trabalha criando acessórios, roupas e também prestando consultoria especializada para eventos, lojas e pessoas, como personal stylist.
O profissional de moda pode trabalhar desenhando todo tipo de vestuário: blusas, cintos, calçados, sapatos e até mesmo jóias e acessórios.
Além da criação de artigos e coleções, o profissional também pode atuar na área comercial promovendo e vendendo seus artigos através de uma marca exclusiva ou então vendendo suas peças e criações para lojas e marcas maiores.
Como empresário, o modista pode trabalhar gerenciando a produção de fábricas de roupas escolhendo e comprando tecidos, matérias primas e também definindo estratégias de marketing dependendo do público alvo que a empresa trabalha.
O bacharel em Moda pode ainda trabalhar como consultor especializado, auxiliando projetos de criação de novas