Antenas
O principal objetivo deste trabalho é compreender no âmbito da teoria um elemento que é fundamental para o bom funcionamento de todos os sistemas de telecomunicações que fazem uso de ondas de rádio, a ‘antena’.
Resumo
Por definição, antena é um dispositivo criado para transmitir ou receber energia eletromagnética, casando essas fontes de energia e o espaço. Muitas vezes também são chamadas de sistemas irradiantes.
Revisão Bibliográfica
É um dispositivo usado para transmissão ou recepção de energias eletromagnéticas (ondas de rádio). Quando uma antena é ligada a um transmissor (de rádio, TV, radar, etc.) ela converte os sinais elétricos em ondas eletromagnéticas. Já quando é ligada a um receptor, capta essas ondas e as convertem em sinais elétricos que são amplificados e decodificados pelo aparelho receptor (de rádio, televisão, radar, etc).
O aparelho transmissor produz o sinal na forma de corrente alternada, com rápida oscilação, variando o seu sentido ao longo do condutor. A freqüência da oscilação pode ir desde milhares de vezes por segundo até milhões de vezes por segundo, e é medida em kilohertz ou megahertz. Ao oscilar na antena de transmissão, a corrente elétrica produz uma onda eletromagnética ao seu redor, que se irradia pelo meio de transmissão (ar). Quando atinge uma antena receptora, a onda eletromagnética induz nela uma baixa corrente elétrica que se alterna indo e vindo longo da antena, acompanhando as oscilações da onda. Essa corrente é muito mais fraca do que a presente na antena transmissora, mas pode ser amplificada pelo aparelho receptor.
A atmosfera encontra-se repleta de ondas eletromagnéticas de várias freqüências, e todas elas atingem as antenas receptoras. Contudo, cada aparelho receptor possui meios próprios para selecionar uma faixa estreita de freqüência, podendo sintonizar