Antenas
Allan Guimarães Borçato
Filipe Martinho de Moraes
Henrique Carneiro Romano
Leandro de Souza Costa
Vitória – ES
Junho de 2011
ANTENAS
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Engenharia Civil do Centro Tecnológico, da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Termodinâmica e Transmissão de Calor, ministrada pelo professor André Ferreira.
SUMÁRIO
1. Definição de Antena
As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. Como exemplo dessa radiação tem-se a luz. No intuito de ajudá-lo nas pesquisas acerca da teoria eletromagnética, o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, em 1886, criou as primeiras antenas. Genericamente, definem-se antenas como sendo dispositivos, geralmente metálicos, que emitem e/ou recebem ondas de rádio, através da transmissão das mesmas pelo espaço.
Para o estudo básico de antenas é necessário o conhecimento de alguns conceitos, como campos de radiação e propagação e polarização. Para entender melhor aqueles, pode-se fazer uma alusão a um objeto que toca a superfície da água, produzindo o movimento da mesma (Fig. 1). Mesmo após a retirada do objeto, as ondas continuam a se propagar, o que alude à propagação. Assim também ocorre para as ondas de radiação eletromagnética.
Fig.1 - objeto tocando a superfície da água
Uma onda é dita polarizada quando seu plano de vibração é perpendicular à direção de propagação (Fig. 2). Quando se trata de ondas eletromagnéticas polarizadas, o campo elétrico assume uma única direção de vibração, e o campo magnético, perpendicular a esse campo elétrico, também vibra em somente uma direção. Em contrapartida, em uma onda não-polarizada não ocorre essa uniformidade de propagação (Fig. 3). Fig. 2 -