Gestão de pessoas
É o processo através do qual as idéias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valor. (John Kao).
Por Que Criatividade é tão importante? Será que todos nós somos criativos? É algo que vem de berço ou se aprende? Pode ser cultivada, incentivada? Dá para ser Criativo em uma Empresa não Criativa? O que é afinal Criatividade? São muitas perguntas, grande parte delas com várias respostas possíveis, e nenhuma resposta pode ser considerada a "melhor". Criatividade é o típico conceito que resiste a definições e durante muito tempo temos visto aparecer diversos livros e manuais tentando apresentar visões pessoais (e algumas vezes idiossincráticas) sobre o assunto. Nosso enfoque neste pequeno artigo é mostrar que Criatividade pode ser encarada de uma maneira bastante diferente das tradicionais e que essa forma é mais fundamentada do que muitas alternativas. Por Sérgio Navega Outubro de 2000
A Criatividade na Organização já mostra resultados desde inicio da administração como no caso do Henry Ford que pensando em custo e agilidade implantou a produção em serie, embora não tenho inventado o automóvel e nem a linha de montagem ele revolucionou a estática comercial da época com uma grande inovação, que foi a produção em massa, garantindo qualidade com um menor preço, sendo que 1913 ele já fabricava 800 carros por dia e em menos de dez anos ele já tinha 88 fabricas e 150.000 funcionários e fabricando 2.000,00 por ano.
Na segunda década do século XX com a explosão da segunda guerra mundial a criatividade aflorou nos pensadores como Henry Fayol definiu que de todo administrador tem apresentar cincos funções básicas para desenvolver e harmonizar os atos e são elas:
Previsão. Avalia o futuro e o