gestão de pessoas
Toda empresa ou organização conta com três níveis de decisão e operação. Mesmo quando a empresa conta apenas com o empreendedor, esta pessoa acaba se desdobrando em tarefas correlatas a esses três níveis.
É importante conhecer esses três níveis para distribuir bem as tarefas e para que a Organização não se descuide de nenhum. Cada nível terá a sua forma de planejar específica.
Para facilitar, é comum representarmos esta estrutura de níveis organizacionais na forma de um diagrama. Na sua Organização, tente visualizar o diagrama abaixo sobreposto à distribuição de cargos e funções de um organograma institucional.
O Nível Estratégico
É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. É aqui que a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo, por exemplo, missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas (levando em conta a estrutura de seu segmento de mercado, e as barreiras e custos de mudança), as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macroambiente (análise externa e de tendências) e para os sinais de seu mercado (na forma proposta por M. Porter).A função típica deste nível é tomar decisões estratégicas. Isto significa que, ao máximo que puder, os ocupantes de cargo estratégicos devem evitar atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível operacional.
Planejamento típico deste nível: Planejamento Estratégico.
Função típica dos ocupantes deste nível: tomar decisões estratégicas (especialmente de posicionamento da Organização frente ao mercado) e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos.
Ocupantes deste nível: sócios, proprietários, presidente, CEO, diretoria e, dependendo da forma