POLUIÇÃO SONORA
Poluição sonora. Quando se trata de poluição sonora logo se lembra de barulho, de trânsito, de crianças, de bagunça. Porém, existe uma que está mais tão perto da gente, e ponha-se “perto” nisso, do que se pensa. Que é a musica.
Não existe no mundo nada mais global que a musica. Além de ser uma das artes mais antiga que existe, a música, é um dos instrumentos mais interativo. Quem não gosta de musica!? Cada um tem seu estilo, gosto, preferência, mas curti. Seja clássica, seja contemporânea, ou seja, o funk!
A música faz parte da existência do homem. Desde o nascimento, com as cantigas da mãe para o “neném nanar”, até a morte, com os sons fúnebres. E se tratando de diversão ou entretenimento, ela não pode ficar de fora!
Com tantos benefícios, a música pode ser uma grande vilã para a nossa saúde. Há estudos que relatam a música algo “viciante” e que, infelizmente, prejudicam a saúde.
A partir de agora vamos conhecer um pouco sobre poluição sonora, seus efeitos e medidas de segurança para evitar a poluição sonora em baladas.
1. POLUIÇÃO SONORA
1.1 DEFINIÇÃO
Figura 1
Poluição sonora é todo e qualquer ruído que afete à saúde do individuo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualquer ruído acima de 55 decibéis, já afeta a audição, ou melhor, a saúde do individuo.
A audição, por ser o sentido receptor de ruídos é a primeira a ser afetada. As causas por exposição a níveis acima do permitido podem ser desde uma leve perca de audição até a morte.
1.2 MEDICÃO
Para medir o som é usado um aparelho MNPS (Medidor de Nível de Pressão Sonora), também conhecido como decibelímetro (foto), que dá a intensidade do som em decibel.
Figura 2 - Decibelímetro digital
Decibel (dB) é uma unidade de medida do som. Na escala decibel, o menor som audível é de 0dB (quase que silêncio total). Como a escala decibel é uma escala logarítmica, ocorre o fato de um som de 10 vezes mais forte, próximo ao silêncio total, ter 10dB, um