GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Nome do aluno
GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO
Atividade do 1º Módulo da disciplina
Gestão de Pessoas e do Conhecimento
Tutor:
2013
A Gestão de Pessoas tem assumido papel estratégico e vital nas organizações porque estas estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. E essa área não cuida somente da remuneração, da avaliação ou do treinamento das pessoas, mas do seu desenvolvimento como um todo. Encarrega-se, especificamente de promover a integração do trabalhador à organização, por meio da coordenação de interesses entre a empresa e a mão de obra disponível. Ela sabe que um bom desempenho das organizações está diretamente ligado às pessoas que nela trabalham, haja vista que uma organização de sucesso é aquela em que os gerentes tratam os colaboradores como parceiros importantes para a eficácia organizacional e os consideram como o ativo mais valioso da empresa.
Nesse sentido, a Gestão de Pessoas é definida como a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar, manter os recursos humanos e contribuir para eficácia organizacional, tendo como um de seus principais papéis a busca do equilíbrio entre os objetivos organizacionais e as necessidades dos empregados.
De acordo com CHIAVENATO (2010, p.34),
“A ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões. Tratar as pessoas como recursos organizacionais é um desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva. Assim, hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em recursos humanos, exatamente para proporcionar essa nova visão das pessoas – não mais como meros funcionários remunerados em função do tempo disponibilizado para a organização – mas como parceiros e