A gestão de pessoas e a gestão do conhecimento
A gestão de pessoas e a gestão do conhecimento
Muito se tem discutido ultimamente a respeito de novas estratégias de ações empresariais para a acirrada disputa de mercados pelas empresas. Como tudo na vida evolui, os conceitos e metodologias de ações estratégicas assim também foram se adaptando de acordo com fatores externos às empresas. Aonde que tanto a gestão de pessoas com a gestão do conhecimento veio para agregar valor para as empresas em suas tomadas de decisões.
Então Gestão do Conhecimento pode ser definida como "conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão"
(MACHADO NETO, 1998, apud, POMIM, 2002).
Já a Gestão de pessoas é a busca da qualidade, da competência e do desempenho adequado, por meio da orientação e capacitação profissional.
Oficina de gente, 2010.
Assim a gestão de pessoas e a gestão do conhecimento podem trabalhar juntas num processo estratégico de uma organização. Pois como a gestão do conhecimento desafia assim de forma positiva o capital intelectual dos integrantes da empresa com o objetivo de produzir melhor de acordo com os conhecimentos do seu próprio pessoal, a gestão de pessoas pode entrar nessa metodologia tanto no início, meio e fim do processo. Pois as organizações da atualidade trabalham com todos os seus setores entrelaçados onde a empresa torna-se um todo alinhado entre suas partes.
Portanto a Gestão do conhecimento trabalha desenvolvendo as pessoas, incentivando ao aprendizado contínuo pessoal, assim a empresa também se desenvolve intelectualmente e a gestão de pessoas torna-se fundamental nesse sentido no papel de elaboração das estratégias corporativas.
As