Conhecimento e Gestão de Pessoas
CONHECIMENTO & GESTÃO DE PESSOAS
Se observarmos através da linha do tempo desde os povos primitivos (ágrafos) na antiguidade até os nossos dias, o conhecimento tornou-se alicerce da evolução do homem como também da filosofia e da ciência.
Cada período de evolução foi determinante onde a lógica e a razão deu início fundamentalmente ao conhecimento filosófico com grandes nomes tais como: Sócrates, Platão e Aristóteles.
A história registrou outros grandes estudiosos da idade média, moderna e contemporânea, deixando evidente a importância do “conhecimento” em todos os tempos.
Se o conhecimento tornou-se fundamental na evolução humana, podemos compreender que para as empresas, este tema não poderia ser tratado de maneira diferente, considerando que os negócios são geridos pelos homens.
As empresas que valorizam este assunto e investem em seus colaboradores, tem se destacado de forma estratégica, nas últimas décadas de grandes desafios, sejam no âmbito regional, nacional ou internacional.
As transformações de ordem Tecnológicas, Políticas, Econômicas e Sociais e a necessidade de se manter competitiva no mercado, levaram as mudanças no sistema de gestão autocrática oriunda do Taylorismo, para um modelo de gestão e estrutura organizacional mais participativa, flexível e descentralizada, buscando desenvolver e manter seus talentos. As empresas impulsionadas por novos modelos de gestão e de processos, buscam reduzir custos, minimizar etapas de trabalho e agregar valores que são percebidos pelos clientes.
Outros aspectos importantes, tem contribuído para as mudanças, como por exemplo, a tecnologia da informação, a nanotecnologia e a revolução da informática, mostrando a necessidade de repensar a gestão de pessoas e suas competências.
Podemos de forma simples, lembrar que o sistema de gestão de pessoas evoluiu passando de um modelo hierárquico rígido e lento para um modelo flexível, inovador e empreendedor, sendo eles primeiramente