Wake up
OSHO
Da observação à não-mente
"Uma vez que a pessoa esteja em um estado de não mente, nada pode desviá-la de seu ser. Não há poder algum maior que o da não-mente. Nenhum mal pode ser feito a ela.
Nenhum apego, nenhuma cobiça, nenhuma raiva, nada pode surgir nela. A não-mente é absolutamente um céu puro, sem qualquer nuvem.
Existe uma lei intrínseca: pensamentos não têm vida própria. Eles são parasitas; eles vivem na sua identificação com eles. Quando você diz, “eu estou com raiva”, você está despejando energia vital na raiva, porque você está ficando identificado com ela. Mas quando você diz: “eu estou observando a imagem da raiva na tela da mente dentro de mim”, você não está mais dando qualquer vida, qualquer alimento, qualquer energia à raiva.
Você será capaz de vê-la porque você não está identificado, a raiva é absolutamente impotente, não tem qualquer impacto sobre você, não muda você, não afeta você. Ela é absolutamente oca e morta. Ela passará e deixará o céu limpo e a tela da mente vazia. E uma vez que você começa a se mover no caminho certo, o seu êxtase, as suas belas experiências vão se tornar mais e mais profundas, mais e mais amplas, com novas nuances, novas flores, novas fragrâncias.
Esses são os caminhos e o critério de como escolher: se você se move em algum caminho, usa alguma metodologia e isso lhe traz alegria, mais sensitividade, torna-o mais observador e lhe dá uma sensação de imenso bem-estar, esse é o critério de que você está indo no caminho certo. No caminho certo sua felicidade irá crescer dia após dia e suas experiências de belas