Gestão de conflitos entra as diferentes gerações
Daniel Gasparin
Artigo apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie como parte da conclusão da disciplina de Gestão de Pessoas e Jogos de Empresas, do curso de Pós Graduação em Governança de TI.
Resumo: Este artigo tem como objetivo colocar em foco os desafios da gestão de conflito entre as diferentes gerações, seus ideais e as principais divergências que sua forma de vida e suas crenças podem causar em um ambiente de trabalho, na verdade a grande questão é de como um gestor deve se portar em relação a atritos entre as gerações Baby Boomer, X e Y e como que as diferenças podem ajudar ou atrapalhar o andamento de uma equipe ou empresa.
Palavras-Chave: gerações, valores, gestão de pessoas, conflitos.
Introdução
Devido à globalização, o mercado de trabalho vem ao longo dos anos, exigindo novos métodos de organização e de gestão dentro das empresas, visto que tais mudanças dizem respeito aos clientes internos de tal instituição.
Pensando nisso, vários estudiosos, elaboraram teorias para integrar seu quadro de funcionários, com o objetivo de trazer harmonia no ambiente de trabalho. Mas então, como gerenciar as diferentes gerações (Baby Boomer, X e Y), deixando claro que cada uma destas gerações, carrega em si valores e conceitos de tamanha importância dentro da função que exerce? Deste modo, este artigo justifica-se pelo fato de que a gestão de pessoas necessita de recursos para solucionar tais conflitos que possam surgir entre as gerações, visto que cada geração pensa de modo diferente possuindo valores diferentes, e muitas vezes não aceitam ser gerenciadas por gerações mais novas do que a sua, como por exemplo, X e Y.
Breve contextualização a respeito das gerações Baby Boomer, X e Y Para iniciar a discussão a respeito das gerações, é necessário destacar as particularidades de cada uma delas, apresentando o contexto social e o modo de pensar de cada grupo de idade, facilitando a compreensão