gestão da qualidade
A Qualidade e a Sustentabilidade
Docente:
Mestre Paula Lemos Costa
Trabalho realizado por:
Andreia Lopes Silvino nº2090139
Marcília Bandeira Rocha nº2090252
Mariana Camarinha Lopes nº2090267
Índice
Introdução
Hoje em dia a evolução e alteração dos mercados é constante, o que faz com que a sobrevivência das empresas seja um autêntico desafio. Apenas as melhores, aquelas que possuem um papel de destaque perante a concorrência, é que sobrevivem. Face a estas constantes mudanças de cenário, é necessária a prática constante de conceitos de qualidade nas atividades, bem como novas e melhoradas concepções em termos de gestão de negócios, o que permitirá aumentar pontos no que toca à sobrevivência e crescimento das empresas. Podemos então dizer que o conceito de qualidade é fundamental na filosofia de qualquer empresa, e sua busca contínua valoriza todos os envolvidos.
As atividades que estão diretamente relacionadas com a qualidade implicam custos, e por isso uma organização baseada na qualidade deve trazer mais-valias à empresa.
Os custos concretos relacionados com a qualidade são maioritariamente das vezes desconhecidos, o que pode levar a formas pouco eficientes de gestão da qualidade. Para combater esta falha, é então necessário saber os verdadeiros valores, pois a mensuração desses custos numa organização é importante para controlar a qualidade, facilitando decisões e reduzindo os custos. Para isso, os sistemas formais da qualidade são elementos fundamentais na redução desses mesmos custos.
1 - Os Custos da Qualidade
A qualidade de um serviço ou de um produto pode ser classificada de duas formas distintas, sendo elas: a conformidade com as especificações ou a sua adequação ao uso.
No caso da primeira, ou seja, da conformidade com as especificações, esta indica o grau de concordância do produto com as indicações definidas pelos gabinetes de concepção. A quantificação dos