Ecossistemas
Agosto de 2013
Ecossistemas
Ecossistema ou sistema ecológico: É o conjunto de interações, formado pelo ambiente físico e a comunidade.
Os fatores abióticos correspondem aos componentes físico-químicos do ambiente, como o solo, a água, o ar, a temperatura, a salinidade, a pressão. Já os fatores bióticos são constituídos pelos seres vivos. Entre esses dois componentes do ecossistema existe uma intensa troca de matéria e energia. O ecossistema é uma estrutura auto-sustentável que deve apresentar 3 níveis básicos de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores.
Resumindo, a diferença entre Bioma e Ecossistema é que Ecossistema é um conjunto de elementos bióticos e elementos abióticos, interrelacionados que atuam conjuntamente em um determinado espaço na superfície terrestre. Já os Biomas, nada mais são do que conjuntos de Ecossistemas semelhantes que atingiram um estágio de clímax.
Os principais biomas terrestres são: Tundra, Taiga, Floresta temperada, Floresta tropical, Campos e Desertos.
Tundra: Localiza-se no Círculo Polar Ártico. Compreende Norte do Alasca e do Canadá, Groelândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria.
Recebe pouca energia solar e pouca precipitação. Esta ocorre geralmente sob forma de neve e o solo permanece a maior parte do ano gelado. Durante a curta estação quente (2 meses) ocorre o degelo da parte superior, rico em matéria orgânica, permitindo o crescimento dos vegetais. O subsolo fica permanentemente congelado.
A Tundra caracteriza-se por apresentar poucas espécies capazes de suportar as condições desfavoráveis.
Os produtores são responsáveis por capim rasteiro e com extensas áreas cobertas por camadas baixas de liquens e musgos. Existem raras plantas lenhosas como os salgueiros, mas são excessivamente baixas (rasteiras). No verão a Tundra fica mais cheia de animais: aves marinhas, roedores, lobos, raposas, doninhas, renas, caribus, além de enxames de moscas e mosquitos.