Gestão da Qualidade
A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
Referida como total uma vez qua seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribruidores e demais parceiros de negócios. È feita de diversos estágios, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o seis sigma, que é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela motorola para melhorar sistematicamente os pocessos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis sigma também é definido como uma estratégis gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes.
Gestão da qualidade total em lingua inglesa é Total Quality Management ou TQM.
O conceito T.Q.M. foi desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W, Edwards Deming, Joseph M. Juran e Amand V. Feigenbaum. Em 1961, Feigenbaum definia o TQM como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, o objetivo de criar produtos e serviços com o máximo de economia e plena satisfação dos consumidores. Porém no Japão Deming e Juran trabalharam após a segunda guerra mundial, que a qualidade total influênciou os empresários do mundo todo.
A Toyota no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de TQM, superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nivel da gestão.
No TQM os colaboradores da organização possuem uma ampla atribuição, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da