Senhor
Em 1 Coríntios 14:33, que “Deus não é Deus de confusão”. Ele é o autor da paz, da lei e da ordem. Por que criaria Ele a Terra em desordem, para depois ter que endireitá-la? Isto não faz sentido! A palavra hebraica bara traduzida como “criou”, usada em Gênesis 1:1, indica um sistema e uma ordem belos e perfeitos.
No livro de Jó, Deus está falando sobre a criação quando diz: “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?” Jó era justo e um tanto orgulhoso de suas realizações. Deus estava levando-o a humilhar-se por meio de uma comparação de realizações.
Deus continua: “Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? ou quem estendeu sobre ela o cordel?
Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?” (Jó 38:5-7).
De acordo com a interpretação bíblica dos símbolos, as “estrelas da alva” são os anjos e arcanjos, mensageiros da luz (da verdade), e, por serem criações de Deus, são chamados também “filhos de Deus”. Portanto, isto também pressupõe a criação gloriosa e perfeita da Terra. Então, como foi que a Terra se tornou caótica?
Neste trabalho estaremos vendo algumas teorias de como ela se tornou caótica.
A Terra TORNOU-SE caótica
Em Gênesis 19:26, usa-se o mesmo radical da palavra hebraica hayah, que se traduz por “era” em Gênesis 1:2. (Veja também Gênesis 2:7: “foi feito” ou “passou a ser” – e 9:15: “se tornarão”.) Nesses exemplos hayah dá a idéia de “tornar-se”. Nos primeiros três capítulos da Bíblia, e em muitos outros, onde se lê a palavra hebraica hayah, em quase todos os casos ela denota uma condição diferente de uma outra anterior.
Em outras palavras, a Terra tornou-se caótica. Ela não foi sempre assim.
Claramente a palavra “era” (hayah) nesse texto tem o significado de “tornou-se”. A tradução de