Energia Solar Termodinâmica
Ambiente
Energia Solar Termodinâmica
Diogo Pires | 2009110042
Coimbra, Junho de 2011
Índice
A Energia Solar Termodinâmica 3
Funcionamento 3 e 4
Aplicações 5
Vantagens 5 e 6
A Energia Solar Termodinâmica
Os sistemas solares Termodinâmicos são equipamentos baseados no princípio de refrigeração por compressão, Princípio de Carnot, constituídos por um painel solar e uma bomba de calor.
Permitem efectuar aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias.
O Painel Solar, que é o principal componente, colocado no exterior assegura a captação da energia de:
- Radiação solar directa e difusa
- Ar exterior, por convecção natural
- O efeito do vento (quase sempre existente)
- A água da chuva
Funcionamento
A diferença de temperatura provocada pelos agentes externos, garante que o Klea (fluído frigorigénio ecológico) se evapore no interior do painel solar. A ausência de vidro no painel permite aumentar as trocas térmicas por convecção.
Após a passagem pelo painel, o Klea é aspirado pelo componente mecânico do sistema, o compressor, o qual lhe eleva a sua temperatura e pressão, que é por sua vez transmitida ao circuito de água através de um permutador de calor.
Antes do Klea regressar ao painel solar é necessário que ocorra um estrangulamento, ou seja, reduzir a pressão e garantir que atinge novamente o seu estado líquido, completando assim o ciclo.
A produção de água quente é assegurada na totalidade, necessitando apenas de um baixo consumo eléctrico para funcionarem. Estes sistemas são capazes de extrair calor suficiente para aquecer um edifício até à temperatura de conforto,