gestao de qualidade
Introdução
Este resumo traz considerações acerca da avaliação da aprendizagem escolar, visando uma avaliação mediadora, observando avanços que o educando obtém durante todo o processo de construção do conhecimento. Bem como apresentar elementos sobre a relação professor-aluno e a importância que essa tem no desenvolvimento da aprendizagem. Demonstrando elementos que nos faz refletir sobre uma nova maneira de pensar em uma nova pedagogia com valores diferentes pensando na formação integral do ser humano. Como resultado o professor ao interferir de maneira consciente favorece a ação e a reflexão, auxiliando o educando em seu crescimento e interação com o mundo em que vive.
O ato de avaliar e o cotidiano das pessoas
O ato de avaliar está no presente em todos os momentos da vida humana.Todos os dias somos obrigados a tomar decisões baseadas em alguns dados que dispomos ,sem perceber acabamos julgando alguns atos que acontecem na nossa volta.
Vivemos fazendo escolhas ,sem um conhecimento mais aprofundado da situação envolvida.Esses velozes julgamentos provisórios ,que orientam e definem nossos atos e nossas formas de viver o cotidiano , não são ,em si isentos e neutros.O resultado positivo ou negativo de nosso desempenhos nos faz refletir sobre a ação realizada e nos encaminha com mais segurança para enfrentar novos desafios .A reflexão sobre a ação consolida nossas percepções e orienta nossas práticas.Em todos os momentos , mesmo inconscientemente, a pessoa se coloca com suas experiências ,seus conhecimentos , suas paixões , a maneira de ver o mundo e os valores com que avalia todas as coisas e todas as outras pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas em cada situação. Mesmo assim, cada situação é uma nova situação . Somos sempre renovados, a partir de cada experiência.
Emitimos conceitos e “pré-conceitos”.Fazemos escolhas ,definimos prioridades.Tomamos decisões pontuais e também as que vão orientar