ESTUDO DO CASO – VIOLÊNCIA SEXUAL E O CASO FLOR
O presente trabalho sintetiza as temáticas abordadas na disciplina: seminários temáticos atenção psicossocial, que vem a tratar acerca de Atenção Psicossocial. Estas que avaliam o sujeito como um todo e buscam a garantia dos direitos básicos do indivíduo, para que a intervenção possa ser realizada de modo eficaz faz-se necessário um trabalho interdisciplinar, onde diversos profissionais atuam conjuntamente em prol da melhoria das condições de vida do sujeito ou comunidade. A oportunidade de estudarmos a têm nos proporcionado uma visão ampliada sobre a atuação do psicólogo com relação às políticas públicas, direitos humanos e os compromissos da psicologia enquanto a ciência do acolhimento é profissão (psicologia é a ciência do cuidar) norteando-nos o entendimento sobre: intersetoralidade e interdisciplinaridade e relação simétrica e assimétrica entre outras.
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Na intervenção psicossocial o nosso objetivo é desenvolver valores e práticas provocando reflexão sobre aspectos envolvidos tais como: “o que pode ser” e o “que pode ter”, em uma intervenção desta natureza.
As explicações e debates na aula sobre busca ativa, intervenção psicossocial, clinica ampliada, miséria social, junto aos conselhos que envolvem diversos saberes tais como: equipe multidisciplinar e transdisciplinar e duas especialidades, atuação interdisciplinar e intersetorial ampliaram consideravelmente o nosso saber, concluindo com um questionário definido, exemplificando e conceituando o que nos foi exposto nesta aula.
ESTUDO DO CASO – VIOLÊNCIA SEXUAL E O CASO FLOR O caso flor foi o modelo para nossa discussão, contanto a aula foi muito proveitosa, onde se relacionavam vários tipos de violências, como a violência verbal, psicológica, assédio moral e posteriormente as consequências destas práticas para aqueles que passam por esses sofrimentos. A diferença quando há corresponsabilidade que acontece