teorias da administração
Esta abordagem começou logo após a morte de Taylor, porém, apenas a partir da década de 1930 encontrou enorme aceitação nos EUA, principalmente pelas suas características eminentemente democráticas. Sua divulgação fora dos EUA somente ocorreu bem depois da II Guerra Mundial.
Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas (denominada Escola Humanística da
Administração) surgiu nos EUA. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria
Clássica da Administração.
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho surgida anteriormente.
Origens da Teoria de Relações Humanas:
1) Necessidade de humanizar e democratizar a Administração.
2) O desenvolvimento das chamadas ciências humanas (principalmente psicologia e sociologia) que vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
3) As ideias de John Dewey (filosofia pragmática) e Kurt Lewin (Psicologia Dinâmica); e 4) As conclusões da experiência de Hawthorne (1927 a 32) por Elton Mayo.
A experiência de Hawthorne: em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência em uma fábrica da Western Electric Company, situada em
Chicago, no bairro de Hawthorne para pesquisar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção. Essa experiência foi coordenada por Elton Mayo. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. (razão pela