fundamentos historicos serviço social
Curso: Serviço Social 3º semestre
Disciplina: Fundamentos Históricos e teórico-Metodológico do serviço social II
Aluna: Ângela Maria Lopes Bezerra RA: 8322776550
Aluna: Hellen Cristina Brum Módolo RA: 7327556677
Aluna: Lucia Helena dos Santos RA: 7121527852
Aluna: Simone Cristina Nicola RA: 1299544211
Aluna: Simone Aparecida Dias Souza RA: 8345780883 Tutora Presencial: Maria Aucélia Damaceno dos Santos
Limeira, 30 de março de 2014
Movimento de Reconceituação do Serviço Social
O serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica ela surge como desdobramento da ação social e da ação Católica da igreja.
Esta relacionada às profundas transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira. As primeiras escolas de serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Os alunos predominantes eram de classe media. Algumas alunas eram professoras primarias. Ao atuar sobre o efeito no que diz respeito às causas da Questão Social. Em posição análoga, encontra-se o Serviço Social reconceituado, que se propõe atuar sobre as causas, atuar revolucionariamente sobre o sistema.
O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano, e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, serviço Social de comunidade. Os primeiros passos foram movidos pelos impactos das teorias e tentativa pratica desenvolvimentista. Reconhecia que sua teoria era frágil quanto à compreensão da dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais, das instituições. As escolas de Serviço Social passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade. Grandes projetos foram implantados com