Fundamento historicos serviço social
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10
REFERÊNCIAS ........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Representando um fenômeno típico da sociedade capitalista em sua fase monopolista, o serviço social surge de modo a garantir a reprodução desse modo de produção e das relações sociais que sustentam o trabalho alienado, estando intimamente ligado ao agravamento da questão social por ocasião da passagem do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista. O agravamento da questão social intensifica a organização e a luta dos trabalhadores visando à conquista de melhores condições de vida. Essa organização e luta possibilita aos trabalhadores expressarem as seqüelas resultantes das contradições sociais que ameaçam a ordem burguesa a qual se vê impulsionada a buscar “solução” para minimizá-las.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social como profissão institucionalizada e legitimada, surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova York – Estados Unidos, com a questão social oriunda das contradições capital x trabalho com seu aspecto conservador e moral.
Porém, o histórico social da profissão não se esgota na questão social e sim nas suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa fundada na organização monopólica. A Revolução Industrial foi conseqüência das transformações ocorridas na agricultura, indústria, transportes, bancos e comunicações, que propiciaram o desenvolvimento da economia capitalista. De modo social, o processo de transformações repartiu a sociedade inglesa em duas classes: a burguesia, que se tornava a