fundamentos históricos do serviço social
anuzia maria veira da silva
TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.
TAUÁ-CE
2014
anuzia maria viera da silva
TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.
Trabalho apresentado ao Curso serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos historicos, teoricos e metodologicos do serviço social III
Profs: Clarice da Luz Kernkamp; Marilucia Ricieri; Paulo Sérgio Aragão;
Sérgio Goes.
Tauá-Ce
2014
No final do século XX e no inicio do século XXI, os governantes brasileiros modificaram muitos dos políticos praticados desde o governo de Getulio Vargas. Muitas empresas estatais foram privatizadas, os investimentos mais volumosos na economia passaram a ser feitos por particulares e partes das leis trabalhistas foram alteradas. O salário mínimo,no entanto, continuou a existir, tendo seu valor definido pelo governo federal e pelo congresso nacional. Ate 1988, essa remuneração variava conforme a região. Isso tornava o Brasil um dos campeões mundiais da desigualdade sociais. Mesmo nos dias de hoje as políticas publicas sendo trabalhadas e voltadas a educação a habilitação não tem apresentado resultados significativos na distribuição de renda, essa desigualdade divide os brasileiros. De um lado, há uma elite que ostenta, do outro lado uma completa miséria sem teto, desempregados, famintos.
“ Segundo Carvalho e Iamamoto (apudMachado,1999, p. 42) A questão social não é se não as expressões do processo deformação e desenvolvimento da classe operaria e de seu ingresso no cenário político da sociedade exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do estado. E a