Gestao da qualidade
A padronização é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho sem prejudicar sua flexibilidade. Destina-se a definir os produtos (com base nas necessidades dos clientes), os métodos para produzir estes produtos, as maneiras de atestar a conformidade de tais produtos e que os mesmos atendem às necessidades dos clientes, de maneira mais simples, ao menor custo e com menor variação possível.
Numa economia onde a competitividade é acirrada e onde as exigências são cada vez mais crescentes, as empresas dependem de sua capacidade de incorporação de novas tecnologias de produtos, processos e serviços. A competição internacional entre as empresas eliminou as tradicionais vantagens baseadas no uso de fatores abundantes e de baixo custo. A padronização é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade.
Os benefícios da padronização podem ser:
Qualitativos, que permitem: utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra) uniformizar a produção facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico registrar o conhecimento tecnológico e facilitar a contratação ou venda de tecnologia
Quantitativos, que permitem: reduzir o consumo de materiais reduzir o desperdício padronizar componentes padronizar equipamentos reduzir a variedade de produtos aumentar a produtividade melhorar a qualidade e controlar processos.
A implantação da gestão da qualidade total, bem como da ISO 9000, envolvem a padronização de processos.
A padronização cria uma base sobre a qual podem ser aplicadas outras técnicas mais elaboradas, como o "benchmarking", a "reengenharia", a "terceirização", o "kaizen", etc.
A padronização é fundamental para a busca da qualidade total, pois é através dela que conseguimos a previsibilidade e manutenção dos resultados. Um processo padronizado nos leva à estabilidade dos